Criminoso procurado por roubo e estupro é preso após confronto com a Polícia Civil no bairro Boa União, em Rio Branco

Foto Cedida

Na última terça-feira, 24, a Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), realizou uma operação que resultou na prisão de L.R.A., de 23 anos, criminoso com uma longa ficha criminal, incluindo roubo e estupro. Durante o cumprimento de dois mandados de prisão, L.R.A. foi alvejado após apontar uma arma de fogo para um policial civil durante uma abordagem na rua Fares Fegali, no bairro Boa União.

O criminoso estava foragido e havia fugido da equipe da DCORE por três vezes anteriormente. Ele utilizava uma motocicleta modelo Biz, de cor cinza e placa NZX-6402, que já havia sido identificada em assaltos recentes. As vítimas, todas mulheres, eram abordadas em ruas desertas, onde o criminoso aproveitava a vulnerabilidade das mesmas.

Segundo os investigadores da Delegacia de Investigação Criminal (DEIC), L.R.A. já havia sido preso em 2021 após roubar e estuprar uma dentista. Condenado pelo crime, ele cumpriu parte da pena em regime fechado e posteriormente progrediu para o regime semiaberto, utilizando uma tornozeleira eletrônica. No entanto, em 2024, ele voltou a cometer crimes, todos contra mulheres, e em locais ermos.

“Após ser identificado em seis ocorrências de roubo e reconhecido pelas vítimas, a polícia representou pela prisão de L.R.A., obtendo dois mandados. Em uma das ações, a roupa e a motocicleta usadas em um dos assaltos foram apreendidas, reforçando as provas contra ele. No entanto, o criminoso conseguiu fugir e cortou a tornozeleira eletrônica”, explicou o delegado titular da DCORE, Leonardo Santa Bárbara.

A autoridade policial ressalta que na operação realizada na terça-feira, os policiais localizaram L.R.A. novamente, desta vez utilizando outra moto, também envolvida em crimes. Durante a abordagem, ele simulou estar armado e que iria sacar uma arma, foi quando acelerou a motocicleta em direção aos agentes. Diante do risco iminente, um dos policiais reagiu e disparou dois tiros, que atingiram o criminoso na perna esquerda e na região da tíbia e fíbula, ferindo-o sem gravidade.

L.R.A. foi encaminhado sob custódia para receber atendimento médico e, posteriormente, será transferido para a Delegacia de Plácido de Castro, onde ficará à disposição da Justiça. A moto utilizada nos roubos foi apreendida pela polícia.

Com a prisão de L.R.A., a Polícia Civil acredita ter retirado de circulação um dos criminosos mais perigosos envolvidos em roubos e violência contra mulheres na capital acreana. As investigações continuam para apurar a participação de outros possíveis envolvidos e garantir a justiça para as vítimas.

Compartilhar