As altas temperaturas no Estado continua sendo o principal motivo do aumento na conta de energia elétrica dos acreanos. De acordo com dados divulgados pela Energisa, empresa responsável pelo serviço de distribuição de energia no Estado, o consumo cresceu 23,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em outubro de 2022 foram consumidos 89.593 megawatts-hora (MWh), enquanto no mesmo período deste ano foram 110.586 MWh, um aumento de 20.993 megawatts-hora. Conforme o levantamento, somente no dia 23 de outubro foi registrado um aumento de 57%, quando o consumo saltou de 2.677 MWh para 4.197 MWh entre 2022 e 2023, respectivamente.
A Energisa informou que essa alteração se deve ao comportamento dos clientes que, para amenizar o calor, utilizam mais e por mais tempo equipamentos como ventilador, ar-condicionado, além de freezers e geladeiras. Devido às altas temperaturas, esses equipamentos acabam exigindo um esforço adicional para manter mesmo o desempenho de dias mais amenos.
“O recomendável é que o consumidor fique alerta e adote o consumo consciente para evitar um impacto forte na conta do fim do mês. Evitar muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo, aparelhos na tomada em standby, desligar o chuveiro elétrico ou até diminuir o consumo em uma ou duas horas, podem ser medidas para ajudar na economia de energia”, pontua a empresa.
Dicas para economia
– Otimize o uso do chuveiro elétrico, ajustando-o para a posição “verão”. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor será o consumo.
Ajuste o termostato do ar-condicionado para 23°C e utilize o timer para evitar seu funcionamento desnecessário;
– Após resfriar o ambiente com o ar-condicionado, use ventiladores para manter uma temperatura agradável. Lembre-se de mantê-los limpos para um desempenho econômico;
– Evite abrir a geladeira com frequência, pois a entrada de calor aumenta o consumo de energia. Certifique-se de que o aparelho esteja em um local bem ventilado, com espaço de pelo menos 15 centímetros entre ele e as paredes/armários. Verifique periodicamente a borracha de vedação para evitar desperdício de energia;
– Use fornos e ferros elétricos com parcimônia. Otimizar o uso desses equipamentos evita ligá-los e desligá-los com frequência.