Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Uma comitiva da Rússia cumpriu agenda institucional no Acre para discutir parcerias estratégicas voltadas à implantação de uma indústria de produção de biofertilizantes no estado. O encontro foi realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac) e reuniu representantes do governo estadual, da universidade e da Associação de Produtores de Fertilizantes Orgânicos da Rússia.
A agenda envolveu secretarias consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado, como Planejamento, Agricultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Casa Civil. A proposta apresentada pelos representantes russos prevê a instalação de uma unidade industrial no Acre, aliada à criação de um laboratório e de um instituto de desenvolvimento tecnológico voltado a biofertilizantes e bioinsumos.
O projeto também prevê o uso da estrutura do Parque Tecnológico do Estado e a integração direta com a Ufac, que atuaria como base de formação e fornecimento de mão de obra qualificada, envolvendo estudantes, professores e pesquisadores no desenvolvimento de pesquisas e produtos voltados à bioeconomia amazônica.
Durante as tratativas, foram discutidas possibilidades de intercâmbio científico, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, aplicação de bioinsumos na agricultura regional e geração de excedentes com potencial de exportação. A iniciativa é vista como uma oportunidade de alinhar crescimento econômico, inovação científica e preservação ambiental.
