Foto: Internet
O CEO da Ipiranga, Leonardo Linden, fez um alerta contundente, na segunda-feira, 18, sobre os impactos negativos do comércio ilegal no setor de combustíveis. Em entrevista à CNN Brasil, o executivo afirmou que o principal entrave enfrentado hoje pelas distribuidoras que operam dentro da legalidade é a atuação de agentes irregulares no mercado, que burlam regulamentações e desequilibram a concorrência.
“O grande desafio hoje do setor é o comércio irregular, o comércio ilegal, que está amplamente conhecido no país. E é um problema principalmente para as empresas que operam conforme os regulamentos”, afirmou Linden.
Entre os principais pontos de preocupação, ele citou a evasão fiscal, o não cumprimento da obrigatoriedade de mistura do biodiesel e a negligência às regras do RenovaBio — programa que busca reduzir a emissão de gases de efeito estufa a partir de metas de descarbonização.
Segundo o CEO, essas infrações criam um ambiente desfavorável para quem atua de forma responsável, além de prejudicar os objetivos econômicos e ambientais do país. Ele destacou que o setor de combustíveis representa o nono maior segmento em arrecadação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que reforça a necessidade de atuação mais firme das autoridades.
O executivo defendeu que medidas concretas comecem a ser tomadas para enfrentar esse cenário, citando como exemplo ações recentes realizadas no estado de São Paulo. Para ele, é essencial que esse tipo de fiscalização seja ampliado e padronizado nacionalmente, a fim de garantir mais equilíbrio e segurança para o setor.
“Precisamos tomar novas iniciativas para derrubar este entrave”, concluiu.