Com o nível do Rio Acre próximo de 12 metros, as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) começaram a retirar balseiros acumulados próximos às pontes sobre o rio, em Rio Branco nessa segunda-feira (8).
Na medição das 6h dessa terça-feira (9), o rio marcou 11,88 metros, 8 centímetros acima do registrado na última medição de segunda, quando o nível estava em 11,80 metros às 18h, segundo a Defesa Civil Municipal. Já na medição das 9h o rio estava em 11,90 metros, 10 centímetros acima da última medição de segunda.
Para retirar esses entulhos, o Deracre enviou um barco do tipo rebocador e uma equipe foi montada com profissionais para a retirada dos materiais. De acordo com o Deracre, o acúmulo de entulhos nos pilares de sustentação impossibilita o fluxo das águas, além de comprometer a estrutura das edificações.
Entre o último sábado (6) e o domingo (7), o Rio Acre subiu quase três metros na capital, saindo de 6,98 metros para 9,80 metros. Já na segunda-feira (8), o nível chegou a 11,42 metros, acima da cota de atenção, que é de 10 metros.
Inicialmente, a Defesa Civil Municipal informou que não alteraria a agenda de medições, e que só quando o rio chegasse a 12 metros o monitoramento seria feito de 3 em 3 horas. No entanto, nesta segunda, foram feitas cinco medições.
De acordo com o coordenador do órgão, coronel Cláudio Falcão, o Rio Acre não chega a essa data com um nível tão alto desde 2020, e nunca havia ocorrido até aquele ano.
“Como foi previsto, o nível do Rio Acre ultrapassou a cota dos 10 metros na medição realizada pela Defesa Civil. Na leitura das 17h, o nível alcançou os 10,46m. A cota é de atenção e a prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil municipal, segue em constante monitoramento”, informou o órgão através de uma rede social. (G1)