Coluna

COLUNA EM PAUTA

Por Marcela Jansen

“Se você for bem sucedido, entra pela porta da frente, com as flores; caso contrário, sai pela porta dos fundos com o lixo”.
(Robert Stack)

LEÃO DO JURUÁ RUGIU

O presidente do MDB, Vagner Sales, já mandou recado para os deputados e vereadores que estão pensando em pedir carta de desfiliação da legenda, visando participar do processo eleitoral de 2026 por outra sigla. Se quiserem podem até sair, mas o mandato fica no partido. Errado ele não está! A última coisa que o MDB precisa é se deixar ser usado como trampolim. Não há fortalecimento de partido sem mandatos.

Vagner Sales – Foto Sérgio Vale

DESAFIO NAS MÃOS

O presidente do Podemos, Ney Amorim, vai estar no processo eleitoral de 2026, onde deve concorrer uma vaga na Câmara Federal. Tem um grande desafio nas mãos: montar uma chapa competitiva em uma legenda com quase nenhuma estrutura nos municípios.

DEBATE ELEVADO

Depois de uma semana de folga devido ao feriadão de Carnaval, os vereadores de Rio Branco retomam nesta terça-feira, 11, as sessões no plenário da Casa do Povo. Nas primeiras quatro semanas de trabalho, os debates foram equilibrados e coesos. Temos bons parlamentares nesta nova Legislativa, especialmente, da oposição, que acabaram imprimindo um novo ritmo na Câmara.

ESQUERDA NA DISPUTA

A esquerda acreana deve lançar candidatura própria ao governo do Acre nas eleições de 2026. Ainda não há nomes definidos para a disputa, mas o debate se aprofunda a cada dia. Apenas o nome de Jorge Viana foi confirmado para concorrer ao Senado Federal.

DISPUTANDO O SENADO?

E por falar na disputa ao Senado, se fortalece nos bastidores os rumores de que a ex-deputada federal Perpétua Almeida estaria avaliando a possibilidade de também brigar por uma das vagas. Apesar de ter densidade eleitoral, as chances de Perpétua superar Jorge Viana e Gladson Cameli são pequenas. E nessa disputa ainda tem Sérgio Petecão e Mara Rocha.

ESTRATÉGIA ERRADA

Caso Perpétua venha mesmo a disputar o Senado, teremos PT e PCdoB em rota de colisão. Nada impede que a Federação lance mais de um candidato, mas não seria uma estratégia muito inteligente. Já está difícil chegar a vitória se concentrado apenas em um candidato, imagina com dois e ainda tendo que dividir os votos. Missão impossível!

Perpétua Almeida – Foto Divulgação

FORTALECENDO A FEDERAÇÃO

Há articulações para ampliar a Federação (PT, PCdoB, PV), com a possível entrada de outros partidos. O PSB e PDT estão na mira desse grupo político.

SEM CHANCE

Não creio que o PDT tenha a intenção de deixar a sua posição privilegiada dentro do atual governo para se aventurar na Federação. A resposta para esse possível convite já temos em mente qual será.

BUSCANDO ESPAÇO

É um momento desafiador para todos os partidos, especialmente, para a esquerda brasileira. No Acre, o espaço do PT continua consideravelmente reduzido e a vitória de Jorge Viana pode proporcionar ventos de mudança.

IMPEDIDOS I

Os vereadores Leôncio Castro e Márcio Mustafa tentaram fiscalizar a empresa Ricco Transportes, mas foram impedidos de entrar. Em vídeo nas redes sociais, os dois parlamentares até sinalizaram que vão buscar recorrer ao Ministério Público, se necessário, para garantir a prerrogativa de agente fiscalizador.

IMPEDIDOS II

Embora os vereadores possam fiscalizar atos da administração pública, isso não inclui a entrada em propriedades privadas sem autorização, o que é o caso aqui. Há procedimentos administrativos a serem observados.

NA DISPUTA

Éber Machado (MDB) é presença aguardada nas eleições de 2026, na disputa a um dos cargos na Assembleia Legislativa do Acre. Caso decida concorrer a deputado estadual e sair vitorioso, a oposição na Câmara Municipal de Rio Branco perder muito. Éber tem colocado o parlamento em destaque com seu mandato.

NÃO TEM BOCA

O prefeito Tião Bocalom diz que só vai ser candidato a governador em 2026 se houver um apelo da direita por sua candidatura. Está mais fácil nevar no Acre do que o senador Alan Rick e a vice-governadora Mailza Assis desistirem dessa disputa. O apelo que Bocalom espera nunca vai acontecer.

Compartilhar