Cidades do Acre integram a lista do Ministério da Saúde para ações de controle da dengue

Foto ilustrativa web

Dois municípios acreanos integram a lista de prioridades para ações de controle a Dengue, divulgado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira, 8. Segundo a pasta, além do Acre, também consta na lista os estados de São Paulo, concentrando 55 municípios, Paraná, com 14 municípios, Bahia e pelo Pará, com três municípios cada, por Goiás, com dois municípios, e pelo Rio Grande do Norte, com um município.

No total, são 80 municípios classificados como prioritários para as ações. Desses, 16 ainda não haviam sido incluídos na estratégia de vacinação contra a doença e devem passar a receber as doses.

A estimativa do ministério é que cerca de 68 milhões de pessoas vivam nesses 80 municípios, selecionados por registrarem alta transmissão de casos de dengue – mais de 50 casos por 100 mil habitantes – ou casos da doença em ascensão.

Todos os municípios da lista, segundo a pasta, registram ainda uma população de mais de 80 mil habitantes e, portanto, maior possibilidade de sobrecarga assistencial em caso de surtos de dengue.

casos de Dengue no Acre

Somente entre janeiro e março deste ano, 8.138 casos prováveis de dengue foram registrado no Acre. Desse total, 3.830 casos foram confirmados pelas autoridades de saúde, com três mortes causadas pela doença. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.

A letalidade da doença no Estado, considerando apenas os casos confirmados, é de 0,08%. Já entre os casos considerados graves, esse índice sobe para 10,34%. Em um comparativo mensal, observa-se uma redução nos casos prováveis ao longo do trimestre: março registrou 544 casos, fevereiro 1.437, e janeiro lidera com 1.708 casos.

Compartilhar