Cheia do rio Juruá causa prejuízos aos produtores rurais de Cruzeiro do Sul

Foto Cedida

A cheia do rio Juruá, que atingiu a marca de 13, 78 metros nesta segunda-feira (4), está causando grandes prejuízos aos produtores rurais de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Muitas plantações de banana, roça e outras culturas foram inundadas pelas águas do rio, comprometendo a renda e a alimentação das famílias que vivem da agricultura.

Uma das comunidades afetadas pela cheia é a Tatajuba, localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. Marenilda da Conceição, que é produtora rural e assistente educacional, mora na comunidade há dois anos e relata a situação difícil que enfrenta com a subida do rio.

“A água já chegou nas plantações. Isso. Inclusive lá a minha casa fica bem distante do rio. Já está chegando bem próximo. Já entrou nos bananais. Lá onde eu moro, lá na comunidade, o forte de lá é banana. Inclusive, ontem a gente foi lá no bananal do meu esposo e a água já chegou lá. A água do rio já entrou, matando o plantio de banana. E até a gente fez uma colheita para não se estragar. Mas a realidade é que tem lá muitos roçados que a água já levou”, disse Marenilda.

Ela conta que a situação das famílias carentes que dependem da produção agrícola é muito complicada, pois além de perderem a fonte de renda, também ficam sem ter o que comer. Ela pede o apoio do poder público para ajudar as comunidades afetadas pela cheia.

“São famílias carentes, que têm essas produções como forma de subsistência. E fica complicada a situação dessas famílias. E até por essa época que está muito cheia o rio, quem perdeu essas plantações não tem onde tirar a sua alimentação, não tem como tirar o seu sustento. É importante ter esse apoio, ter o apoio do poder público. Era ótimo ter esse apoio lá pra gente, porque a gente está precisando, a comunidade está precisando”, afirmou Marenilda.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 12 mil pessoas estão sendo afetadas pela cheia do rio Juruá em Cruzeiro do Sul. O órgão está realizando o monitoramento do nível do rio e o atendimento às famílias que precisam de ajuda.

jurua24horas

Compartilhar