Com a elevação do nível das águas do Rio Acre, a Defesa Civil Municipal já iniciou a retirada de famílias das áreas atingidas. A cheia já atingiu dez bairros, entre eles, a Base, de onde foram retirados 30 indígenas das etnias Yawanawá e Huni Kuin, que moravam às margens do rio.
A remoção foi realizada por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), que auxiliou na comunicação, já que muitos moradores falam apenas sua língua originária. Todos foram levados para um abrigo temporário.
A Prefeitura de Rio Branco já iniciou a estruturação do Parque de Exposições Wildy Viana, onde as famílias desabrigadas serão realocadas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, 30 abrigos estão sendo montados nesta primeira fase para atender as famílias afetadas.
Nível do Rio Acre
O nível do rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento. O boletim da Defesa Civil de Rio Branco aponta que o manancial atingiu 14,09m, às 5h09 desta segunda-feira, 10. Na medição de domingo, 9, no mesmo horário o afluente media 13,66m, ultrapassando a cota de alerta que é de 13,50m.
A Defesa Civil informou ainda que na primeira semana de março, na Capital, já choveu 33,6% do esperado para todo o mês, representando um acumulado de 96,4 mm e um total de 1,37 metro a mais no nível do Rio.
Foto: Dhárcules Pinheiro
