Foto: Juruá On-line
Um marco significativo na inclusão e no suporte especializado para famílias de pessoas autistas foi dado em Cruzeiro no Sul. O município inaugurou na última quarta, 19, o Centro especializado na estimulação neuropsicomotora para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), chamado de Centrim.
O novo centro de atendimento conta com 11 profissionais que prestarão terapias para portadores de autismo. “Nós estamos tirando 120 crianças autistas da fila de espera de atendimento”, declarou o prefeito da cidade, Zequinha Lima.
Segundo Zequinha, o Centrim também dará continuidade ao tratamento para os casos mais avançados que antes estavam sendo realizados no Ambulatório Multidisciplinar do Autista (AMA), criado em 2021, que atualmente atende 135 pacientes.
“Hoje, com a chegada do Centrim, teremos somente 75 pessoas no serviço de espera. Isso é um grande avanço”, afirmou o secretário municipal de saúde, Áureo Neto.
No novo centro, os atendimentos
são totalmente gratuitos, feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a inauguração, as expectativas são que a lista de espera seja reduzida e que seja proporcionado um atendimento digno para a população.