Central de Referência em Educação Especial é inaugurada em Rio Branco

Foto: Diego Gurgel/Secom

Para proporcionar atendimento especializado para as crianças e adolescentes que estão na educação especial da Rede Estadual de Ensino, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 20, no bairro Bosque, a Central de Referência Em Educação Especial.

A instituição busca atender estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades/superdotação, transtornos específicos de aprendizagem, transtornos do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e transtornos do processamento auditivo central, que estão matriculados na Rede Estadual de Ensino.

Segundo o governador Gladson Cameli, a inauguração do espaço foi um passo importante para um futuro educacional inclusivo no Acre, e também para a garantia dos direitos do público:

“Estamos garantindo o direito de todos ao acesso aos benefícios que a máquina pública pode oferecer, sem discriminação ou preconceito”, disse.

A Central de Referência em Educação Especial atenderá com uma equipe multidisciplinar e garantirá os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), levando em consideração as especificidades e individualidades de cada criança e adolescente que será atendido.

“A ideia é que essa equipe desenvolva um projeto de vida personalizado para cada estudante a cada seis meses, visando proporcionar maior autonomia, independência e um aprendizado mais eficaz”, explicou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

Além disso, também será oferecido atendimento e orientação às famílias dos estudantes atípicos para garantir suporte, orientação e rede de apoio aos familiares.

Compartilhar