CCJ na Aleac aprova PL que permite internato para estudantes de Medicina no exterior

Pablo Bregense

Foto: Sérgio Vale

A Assembleia Legislativa do Acre, por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprovou o Projeto de Lei nº 49-2025, que abre caminho para que estudantes de Medicina formandos no exterior possam realizar seu internato em hospitais da rede estadual de saúde do Acre.

O projeto, segundo o deputado estadual Pablo Bregense, autor da proposta, representa mais do que uma mera alteração legal: “é a realização de um sonho antigo de famílias acreanas e de jovens que assistem ao Brasil e ao mundo como um campo de formação médica, mas encontram enormes barreiras para retornar ao seu Estado e colocar em prática seus conhecimentos”.

Ainda de acordo com o parlamentar, “a proposta atende a um clamor de pais e mães que, por muito tempo, pediam auxílio legislativo para garantir que seus filhos pudessem concluir o internato no Acre.” Ele lembrou que dezenas de milhares de estudantes acreanos se formam no exterior — Bolívia, Paraguai, outros países — e muitas vezes enfrentam condições precárias, à margem de fiscalização, até para cumprir estágio prático.

“Essa classe que, por muitas vezes, é esquecida … trabalha de forma insalubre — como diversas denúncias nos chegam pelo WhatsApp e redes sociais”, afirmou o deputado. Ele fez questão de garantir que, embora a aprovação na CCJ ainda não autorize de imediato a implementação do internato, trata-se de um ponto de partida fundamental para que o Estado se prepare para absorver esses estudantes.

Compartilhar