Brasília recebe o V Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil

Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP

Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP

De 14 a 17 de outubro, o V Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil (QAB 2025) será realizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). O evento reunirá produtores, pesquisadores, empreendedores e representantes do setor público para debater os desafios e oportunidades do queijo artesanal no país, com foco nos “Queijos artesanais de leite cru e Desafios 2030”.

O primeiro dia de evento contará com credenciamento, conferência de abertura, seguida de uma palestra magna e um coquetel de confraternização. A programação científica segue nos dias 15 e 16, com quatro workshops temáticos que abrangem os seguintes temas:

– modos de vida e formas de produção artesanal;

– características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais dos queijos de leite cru;

– valorização territorial, inovação nos mercados e estratégias de comercialização;

– percepções de risco, políticas públicas e regulamentação sanitária.

Além das atividades técnicas, os participantes poderão conferir um concurso de fotografias intitulado “A arte de fazer queijo”, destinado a produtores familiares e artesanais. As imagens selecionadas serão exibidas durante o simpósio, incluídas em um livro temático e premiadas: os três primeiros colocados receberão uma premiação especial, enquanto os 30 melhores garantem isenção da taxa de inscrição.

O encontro é organizado pela UnB em parceria com instituições como o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Emater-DF, Senar-DF, Crea-DF, Capes e Finatec. Empresas e entidades do setor agropecuário também contribuem com a realização e apoio à iniciativa.

Além da troca de conhecimentos e das discussões técnicas, o simpósio fortalecerá a articulação entre regiões produtoras, impulsionando a valorização da cultura e do patrimônio alimentar brasileiro, numa perspectiva de sustentabilidade e inovação.

Compartilhar