Os moradores dos bairros da Baixada da Sobral, Calafate, Cadeia Velha e da parte alta da cidade de Rio Branco foram, mais uma vez, prejudicados pelo desabastecimento de água, comprometido nessa quinta (16), após o rompimento de uma bomba.
Segundo o presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, Enoque Ferreira, problemas como esse acontecem porque a Estação de Tratamento de Água I (ETA I) foi construída há muito tempo, enfrentando problemas na estrutura.
“Os equipamentos são velhos, fizemos a paralisação para prevenir que quebre e fique pior. Infelizmente temos que fazer essas paralisações porque se não, a situação pode piorar”, explicou Enoque.
Com o rompimento da bomba, houve diminuição na vazão de água e de acordo com o comunicado do Saerb, “foi necessário realizar uma paralisação para concluir a manutenção.”
Para resolver a questão do desabastecimento de água na capital acreana, o prefeito Tião Bocalom afirmou que um novo sistema de abastecimento de água será construído, e que as bombas e os tubos das duas unidades ETA serão renovados.
Segundo Bocalom, o projeto deve ser iniciado em um prazo de 4 meses, e que atualmente aguarda pelo recurso da obra, que custará 14 milhões de reais.
