Um bebê de 1 ano e 2 meses foi deixado como “garantia” de pagamento de uma dívida de drogas em uma boca de fumo em Sarandi, no Norte do Paraná. A criança foi resgatada pelos tios e levada ao Conselho Tutelar do município.
De acordo com familiares, a mãe do bebê devia R$ 150 a traficantes e, por isso, teria deixado o filho no local. A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) foi acionada e abriu um inquérito para apurar o caso. Os pais devem responder por abandono de incapaz.
Segundo relato dos tios, eles souberam que o bebê havia sido deixado na boca de fumo e tentaram fazer o resgate por conta própria. No primeiro momento, o traficante se recusou a entregar a criança, mas, após insistência, eles conseguiram retirar o menino sem quitar a dívida.
Os tios afirmaram ainda que os pais do bebê são usuários de drogas e vivem em situação de rua em Sarandi. O casal tem outros dois filhos, de 6 e 11 anos, que atualmente estão sob os cuidados da avó.
A Polícia Civil investiga o caso e apura se os traficantes podem ser responsabilizados também pelo crime de sequestro, além do tráfico de drogas. Até o momento, ninguém foi preso.
A criança apresentava ferimentos nas orelhas, supostamente causados por puxões. Por decisão do Conselho Tutelar, os três irmãos ficarão provisoriamente sob os cuidados dos tios, enquanto a Justiça define a guarda definitiva.