Foto: Marcos Araújo/Secom
Durante I Encontro Técnico com prefeitos e prefeitas pelo desenvolvimento local, ocorrido no Sebrae/Acre, na sexta-feira, 11, o superintendente do Banco da Amazônia (BASA), Edson Souza, em conversa com a equipe do Correio OnLine, destacou a importância de discutir o fomento ao desenvolvimento dos municípios, com foco na ampliação do crédito e no fortalecimento de parcerias entre o setor público e o privado.
“Nossa principal pauta é levar para os municípios a questão de discussão de fomento. Não é simplesmente discutir o desenvolvimento municipal em relação às ideias, mas dispor o banco como parceiro, estreitar a relação e pôr o banco à disposição de todos”, afirmou.
O superintendente destacou que o maior impacto está na melhoria do acesso a condições que permitam aos cidadãos alcançar seus objetivos. “Quando falamos em empreendedorismo, tudo começa com uma prefeitura organizada, que emita certidões, alvarás, que tenha estrutura para ajudar na regularização fundiária. Isso fomenta uma cadeia que beneficia diretamente a população”, disse.
Segundo ele, o fortalecimento dos municípios é essencial para o crescimento regional. “No final do dia, a população é a maior beneficiada. E quando eu falo em população, incluo o empreendedor e também quem ainda não empreende. O município fica mais forte, o Estado também, e a gente enriquece junto.”
O superintendente lembrou que o Banco da Amazônia é a principal instituição financeira da região Norte no que diz respeito à aplicação de crédito. “Aqui no Acre não é diferente. O banco entregou, no ano passado, pouco mais de R$ 700 milhões em termos de crédito. Este ano, o desafio é alcançar R$ 1,41 bilhão só no primeiro semestre”, revelou.
Grande parte desse recurso será destinada ao agronegócio, setor de maior aptidão no estado. “Vamos fomentar a soja, o milho, o café, a pecuária de leite e de corte, além da agricultura familiar, que está inserida de forma estratégica nesse processo”, explicou Edson.
