Balseiros são retirados das pontes após nível do Rio Acre continuar subindo

Foto: Neto Lucena/Secom

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), intensificou no sábado, 24, a limpeza de entulhos no Rio Acre, na Capital, principalmente de balseiros que acumulam nas pontes que ligam o primeiro e o Segundo Distrito.

O trabalho é preventivo, visto que o acúmulo de restos de madeiras e tronco de árvores nos pilares de sustentação impossibilita o fluxo das águas, além de comprometer a estrutura das edificações, como aconteceu na Ponte Juscelino Kubitschek, a Ponte Metálica, que teve que ser interditada após danificações em sua estrutura.

Na medição realizada pela Defesa Civil, às 18 horas de sábado, 24, o manancial chegou a cota de 15,17m. Na medição das 15H, o rio estava em 15,06m.

O rio passou da cota de transbordo pela primeira vez na noite de sexta-feira, 23, ocasião em que atingiu 14,04 metros, às 18h. Segundo a Defesa Civil do Estado, mais de 300 pessoas foram atingidas com a cheia e transbordamento do rio e dos igarapés na capital.

Compartilhar