Balseiros danificam bombas de captação e prejudicam abastecimento em Rio Branco

Foto Cedida

O abastecimento de água em Rio Branco está reduzido desde que balseiros atingiram as bombas de captação de água da cidade. O problema afetou mais de 60 bairros.

Segundo o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, a produção está em 50% da capacidade máxima de distribuição de água. A equipe trabalha para a retomada completa do abastecimento, mas pela situação que o rio se apresenta, as regiões da parte alta, centro, bem como a baixada e suas redondezas estão com limitações de água.

“Com a subida do rio, a gente teve uma dificuldade muito grande, a gente ainda utiliza flutuantes no rio e ele está à mercê de toda a sorte, balseiro, tronco de árvore que vem de forma individual. Isso aí ocorre todos os anos, mas esse ano foi em particular mais severo, tivemos um flutuante aqui da captação, a ETA 2, com um tronco que atingiu ele e por pouco não afundou, seria um caos, porque para recuperar seria mais difícil”, diz.

Ele explica que na sexta-feira (1) a ETA I teve que ser parada. “A gente está nessa luta com a ETA 1 e a ETA 2,. A ETA 1 produz 600 litros por segundo e a ETA 2 mil litros por segundo, infelizmente ontem [sexta] às 14 horas tivemos que parar a ETA 1 por total, então são 600 litros a menos e a ETA 2 está com produção de 800 litros”, explica

A expectativa é de que até segunda-feira (4) a produção e distribuição de água sejam normalizadas.

O diretor do Saerb ainda reforça que nesse momento a população precisa ter consciência no uso da água.

“A gente espera muito que a população economize água, eu sempre foco nisso, porque muitas pessoas, infelizmente, desperdiçam muito, e o desperdício prejudica, o vizinho está mais à frente, que não consegue receber essa água,” alerta.

 

 

g1 acre

Compartilhar