Aulas da rede estadual no AC são retomadas após uma semana de suspensão por conta da fumaça

Aulas da rede estadual voltam nesta quinta-feira (12) — Foto: Mardilson Gomes/SEE

Após uma semana de suspensão, as aulas da rede pública estadual serão retomadas nesta quinta-feira (12) em todas as regionais do estado. A nova medida foi divulgada na noite desta quarta (11) pelo secretário de Educação e Cultura (SEE), Aberson Carvalho.

Os alunos da rede estadual estavam sem atividades desde a última quinta (5). Ao todo, a rede estadual conta com 143 mil estudantes. Prefeitura de Rio Branco deve retomar as aulas da rede municipal na próxima segunda (16).

Contexto: Desde o último dia 2 o estado está encoberto por uma densa camada de fumaça causada pelas queimadas que têm ocorrido não apenas no Acre, mas também nos estados vizinhos, Amazonas e Rondônia, e nos países vizinhos, Peru e Bolívia, e se estabeleceu, segundo a plataforma IQ Air, como uma das mais poluídas do país.

“Essa decisão foi tomada após a redução no nível de partículas e a consequente melhora na qualidade do ar, que saiu da zona mais crítica em todas as cidades do estado. O governo continuará monitorando a situação diariamente e, caso a qualidade do ar volte a se deteriorar, novas medidas serão tomadas para garantir a segurança da comunidade escolar”, afirmou o gestor.

Na última segunda (9), o governo divulgou que tomaria novas decisões para garantir a seguranças dos alunos durante o período de queimadas, dentre elas a elaboração de um plano emergencial com propostas de atividades complementares para continuar com o processo pedagógico dos estudantes enquanto as aulas estavam suspensas.

Com isso, no decorrer da semana o Gabinete de Crise avaliaria o nível de poluição ambiental no estado e recomendaria novas medidas referentes as aulas para os gestores.

Também nesta quarta, após o governo do Acre manter suspensas as aulas na rede pública, o núcleo da SEE-AC em Cruzeiro do Sul também aderiu à interrupção nas atividades presenciais por conta da poluição causada pelas queimadas na região.

Cruzeiro do Sul teve média de 219 µg/m³ (microgramas de partículas por metro cúbico) na manhã desta quarta, índice mais de 14 vezes acima do considerado aceitável pela Organização de Saúde (OMS). Com isso, os estudantes chegaram a ir às escolas, mas as aulas foram suspensas por volta das 8h.

Com a nova decisão, as aulas em Cruzeiro do Sul também voltam nesta quinta.

Ar poluído em Rio Branco

As plataformas de monitoramento de qualidade do ar continuam revelando números preocupantes para a capital acreana Rio Branco. Na manhã desta quarta-feira (11), o índice de poluição era “muito insalubre” segundo a plataforma IQ Air.

Por volta das 8h, a média era de 208 µg/m3 (microgramas por metro cúbico), número 13 vezes acima do considerado aceitável segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 15 µg/m3.

O índice colocou Rio Branco à frente de Porto Velho, com 197 µg/m³; São Paulo, com 167 µg/m³; Manaus, com 66 µg/m³ e Recife, com 11 µg/m³.

A classificação da IQ Air, plataforma que monitora a qualidade do ar, varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”. Na última semana, o Acre tem vivenciado apenas as três últimas, com predominância de “muito insalubre” e “perigoso”.

Os sensores da plataforma Purple Air também mostram que a concentração de partículas no ar da capital acreana variou entre 74 e 110 µg/m³.

Outro dado preocupante vem do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o instituto, a umidade do ar na capital acreana está em um patamar baixo, variando de 30 a 20%.

Consequências

Dentre as medidas tomadas para conter as consequências da fumaça que encobre Rio Branco e os demais municípios do interior, incluem-se:

• Cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro;
• Suspensão das aulas na rede municipal de ensino, impactando mais de 22 mil estudantes de 16 creches e 75 unidades de ensino fundamental do 1º ao 5º ano em Rio Branco. Até esta quarta (11), a aulas na rede municipal continuam suspensas;
• Suspensão das aulas da rede estadual no último dia 5 até esta quinta;
• Liberação de servidores públicos acima de 60 anos de comparecerem ao trabalho presencial;
• Extensão do horário de atendimento da Unidade de Saúde da Família (USF) do São Francisco e a Urap Cláudia Vitorino
• Ativação de unidade de saúde especializada para atender casos de síndromes gripais;
• Abertura de 10 novas vagas de leito no Hospital da Criança na capital;
• Suspensão do uso do fogo, por meio da Portaria Nº 123/2024 do Instituto de Meio Ambiente do Ace (Imac);
• Funcionamento do Gabinete de Crise por meio de decreto.
Além disto, os voos comerciais saindo e chegando ao Acre não chegaram a ser cancelados em Rio Branco, segundo a assessoria de comunicação do espaço, mas a operação dos aviões ocorre apenas por instrumentos devido às condições climáticas. Ou seja, não é possível pousar sem ajuda destes itens.

Desde o último dia 4, o governo publica diariamente um boletim com o monitoramento da qualidade do ar. Ações de fiscalização e as operações de combate ao desmatamento e queimadas ilegais devem ser feitas.

Além de beber muita água durante este período, é recomendado também:

• Ingerir alimentos ricos em água;
• Use umidificador ou coloque um balde ou uma toalha molhada no quarto;
• Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
• Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
• Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h;
• Proteja-se do sol com óculos escuros e evite o ressecamento das mucosas e pele;
• Use protetor solar.

Por  G1 Acre

Compartilhar