Audiência pública vai debater Fundo Municipal de Segurança Pública

Foto ilustrativa da web

Na próxima sexta-feira, 9, ocorre uma audiência pública no qual vai debater sobre o Fundo Municipal de Segurança Pública (FUNSEG). Solicitada pelo promotor Rodrigo Curti, do Ministério Público do Estado do Acre, o encontro tem como objetivo de garantir que a lei que criou o fundo, aprovada em 2024, seja devidamente operacionalizada pela Prefeitura.

“É necessário ampliar a transparência sobre o uso dos recursos do fundo e debater estratégias eficazes de investimento em ações de segurança, monitoramento, estruturação das forças policiais e prevenção à criminalidade”, disse o vereador Zé Lopes (Republicanos) ao pontuar a importância do evento.

O que é o FUNSEG?

O Fundo Municipal de Segurança Pública foi criado para centralizar recursos destinados a ações específicas na área de segurança, como aquisição de equipamentos, melhorias na infraestrutura das forças de segurança, programas de prevenção e projetos de integração com a comunidade.

Com a crescente preocupação da sociedade com a violência em Rio Branco, a audiência pública surge como instrumento essencial de controle social e fiscalização do uso do dinheiro público. A iniciativa também busca fortalecer o diálogo entre os poderes e aproximar a população das decisões que impactam sua segurança cotidiana.

Compartilhar