Assistentes Sociais se apresentam na Aleac solicitando redução de carga horária

Foto: Isabelle

No dia do Assistente Social, comemorado neste 15 de maio, vários profissionais da categoria se apresentaram na Assembleia Legislativa do Acre, para pedir a redução da carga horária de trabalho para 30 horas semanais, prevista pelo Conselho Federal de Assistência Social desde 2010.

“Nós temos colegas assistentes sociais numa sobrecarga de trabalho que tem trazido adoecimento da categoria, que trabalha com questões sociais que impactam o profissional. Precisamos que essa lei seja assegurada a todos os profissionais da Assistência Social do Estado, e hoje eu quero pedir o apoio de todos os deputados para que a lei venha a ser promulgada e venha realmente garantir as 30 horas de carga horária”, justificou a profissional da área, Vanda Matos.

O deputado estadual Arlenilson Cunha (PL) aproveitou o momento para apresentar uma indicação, que propõe um anteprojeto de lei para regulamentar a carga horária da categoria, como está prevista a nível federal.

“Existe uma legislação federal de 2010 que já trata 30 horas sem redução do salário. E isso não é privilégio, é reconhecimento da atuação desses profissionais que atuam em áreas vulneráveis”, pontuou o parlamentar, demonstrando apoio aos assistentes sociais.

“São 14 anos que a lei federal foi estabelecida. Estamos lutando para que essa lei tenha efeito no Estado do Acre”, explicou o assistente social André Alexandre.

Compartilhar