Na audiência pública que aconteceu nesta quinta (25) e debateu sobre a segurança pública e a valorização dos profissionais da força de segurança, o deputado estadual Arlenilson Cunha (PL) afirmou que o governo do Estado precisa avançar com a segurança pública do Estado, e sugeriu a criação de uma agenda de segurança pública que valorize os servidores:
“Se nós temos um policial bem remunerado, se nós temos um policial bem assistido, uma carreira bem valorizada, certamente nós teremos uma eficiência muito melhor. Nós sabemos dos esforças da segurança pública, dos polícias, e precisamos avançar e criar uma agenda de segurança pública, partindo também para uma municipalização da segurança”, disse o parlamentar.
A agenda de segurança pública sugerida estabeleceria uma reestruturação do sistema de segurança pública através de novas ações pensadas para o enfrentamento da violência.
Segundo o deputado, a municipalização da segurança pública serviria para dividir a sobrecarga do governo estadual em relação ao sistema, passando a ser dever também dos municípios.
“A municipalização da segurança pública perpassa não só por criação da guarda municipal, mas com instalações de câmeras que ajudaria muitos nos pontos centrais. Tem também a criação de um fundo municipal de segurança pública, para que possibilite recebimento de recursos e a gente possa avançar”, explicou.