Ano letivo do Estado inicia com anúncio de investimentos e a convocação de novos professores

Foto secom

A abertura do ano letivo 2025 nas escolas públicas do Estado teve início na segunda-feira, 10. Em todo o estado, cerca de 600 escolas de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio recebem os alunos para a abertura do ano letivo de 2025.

Em solenidade ocorrida na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, o governador Gladson Cameli anunciou um investimento superior a R$ 190 milhões a fim de melhorar a qualidade do ensino no Estado.

“Estamos mostrando nosso compromisso com os alunos e com as famílias acreanas. Que a gente possa, cada vez mais, garantir uma qualidade de ensino sempre muito positiva para todos”, disse o governador ao pontuar que recursos estão sendo aplicados na aquisição de equipamentos e materiais que beneficiarão escolas em todo o Acre.

Entre os itens adquiridos estão cadeiras, armários, freezers, geladeiras, liquidificadores, fogões industriais, aparelhos de ar-condicionado, além de kits escolares com mochilas e materiais didáticos, como microscópios e livros.

Também presente na solenidade, o secretário de Educação do Estado, Aberson Carvalho, confirmou que o Estado vai fornecer o fardamento e material escolar aos alunos da rede pública estadual de ensino. O kit escolar será entregue no mês de março e inclui itens como lápis, cadernos, canetas, estojo, mochila, garrafa de água e outros materiais essenciais.

“É um pedido do governador Gladson Cameli. Além disso, vamos distribuir tablets. O governo fornecerá material escolar, garantindo igualdade a quem precisa”, afirmou.

A solenidade de abertura contou também com a presença da vice-governadora Mailza Assis, presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, além de servidores da Educação e alunos.

Convocação de professores

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, destacou que o início do ano letivo é marcado pela convocação de novos professores da rede estadual. “São três mil novos servidores, dos quais 2, 5 mil professores e 500 para o setor administrativo”.

Dois editais foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira, 10, por meio das Secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação e Cultura (SEE). Os documentos atendem às necessidades da Educação Especial e de outras áreas da rede pública estadual de ensino.

Compartilhar