Evento destaca a contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social no estado
A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou, nesta segunda-feira (14), uma sessão solene em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas – AIC 2025, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e coordenado globalmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Pedro Longo, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na Aleac, composta por 20 dos 24 parlamentares da Casa — o que reforça a importância estratégica do cooperativismo para o desenvolvimento regional.
Sob o lema “Cooperativas: promovendo soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor”, o AIC 2025 reconhece, em âmbito global, o papel das cooperativas na construção de uma economia mais humana, solidária e resiliente. A iniciativa celebra as contribuições do modelo cooperativista para a geração de renda, a inclusão produtiva, a justiça social e a sustentabilidade ambiental.
“Esta Casa reconhece a importância do cooperativismo, das cooperativas e de seus cooperados para o desenvolvimento do nosso estado. Por isso, propusemos esta sessão solene: para destacar sua relevância e chamar a atenção da sociedade para esse modelo de negócios que já beneficia tantas famílias no Acre. Como presidente da Frencoop, agradeço a todos os parlamentares que compõem esta frente de apoio, ao Sistema OCB na pessoa do presidente Valdemiro e a todas as cooperativas presentes. Contem com este Parlamento”, declarou o deputado Pedro Longo.
VÍDEO – O Bloco Carnavalesco Unidos do Fuxico, do Bairro XV, homenageou a nossa eterna Rainha do Carnaval, Ceiça Castro