Eficiência que chama? Após um primeiro tempo em que nem os jogadores se reconheceram em campo, o Fortaleza soube mudar a postura, colocar em prática a tão pedida eficiência e resolver a vida fora de casa para vencer a primeira na Série A. O tal do jogo de tempos distintos em que o time precisou levar um choque (perdoem o trocadilho) no intervalo para mostrar, em campo, o bom futebol que sabe e pode produzir.
Méritos de Vojvoda, que soube ler o jogo. De Pikachu, que entrou e aproveitou a oportunidade. De Romero, que mostrou oportunismo para abrir os caminhos da vitória fora de casa. Um Tricolor que mereceu o resultado e já mostra que, neste início de primeiro turno, quer deixar para trás a péssima imagem do início do Brasileirão de 2022.
O jogo
O Fortaleza demorou um pouco a se encaixar no jogo, é bem verdade. Observou o Coritiba tomar para si a posse de bola nos primeiros minutos, mas contou com um Fernando Miguel atento para parar as poucas investidas dos donos da casa. Chances reais de perigo no primeiro tempo? Não houve. Mas há que se pontuar que Guilherme foi bastante acionado pelo lado esquerdo. Saíram dos pés dele as boas investidas do Tricolor nos primeiros 45 minutos. Mas como bem observou Fernando Miguel no intervalo, aquele não era o Leão que o torcedor estava acostumado a ver.
Eficiência que chama?
Na etapa complementar, o Fortaleza precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar. Se não houve criatividade no primeiro tempo, que o oportunismo salve no segundo. E foi justamente o que mostrou Silvio Romero ao completar para o gol aberto após lance de bola parada desviada por Bruno Pacheco. A eficiência – sempre tão cobrada aos jogadores – foi a chave para um Tricolor pouco criativo e refém de bolas cruzadas na área.
E para que melhor definição de “eficiência” nesta partida do que Yago Pikachu? O camisa 22 entrou aos 25 minutos na vaga de Calebe e não decepcionou. Em duas chances, desenhou dois belos gols para sacramentar a primeira vitória do Leão do Pici nesta Série A.
Notícia boa para o Tricolor, que vence a primeira, chega a quatro pontos e dorme na vice-liderança da tabela de classificação.
Números de Gol
Coritiba 0 x 3 Fortaleza
Posse de bola: 54% x 46%
Finalizações: 17 x 15
No gol: 7 x 9
Na trave: 1 x 0
Escanteios: 3 x 6
Defesas: 4 x 10
Desarmes: 14 x 19
Agenda
Pela Série A, o Fortaleza volta a campo no sábado (29) contra o Fluminense, no Castelão, às 16h30. A partida será válida pela terceira rodada da competição nacional. Antes, na quarta-feira (26), joga contra o Águia de Marabá, no Mangueirão, às 19h30, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Na ida, deu Leão por 6 a 1.
Por Juscelino Filho — Fortaleza, CE