As comissões de Constituição, Justiça e Redação; Serviço Público, Trabalho e Municipalismo e de Orçamento e Finanças da Aleac, votaram na manhã desta quarta (8), pela aprovação do projeto de lei que cria a Secretaria de Assuntos Federativos do Governo do Acre.
Com status de Secretaria, o projeto de lei visa a criação de apenas um cargo, de chefe de representação do Acre no Distrito Federal, que segundo os próprios deputados, terá a nomeação do deputado federal Fábio Rueda (União Brasil).
A pasta criada visa o cuidado de toda articulação com a bancada federal e dos recursos federais, anteriormente nomeada como Representação do Governo do Acre em Brasília (REPAC).
“Quem vai ser nomeado? Não sei. Isso é de livre nomeação do governador. A nossa análise aqui é o cargo que está sendo feito e s atribuições que o cargo vai trazer para o Estado. Os benefícios que esse cargo vai trazer para o Estado”, defendeu o deputado Eduardo Ribeiro (PSD), que votou à favor.
Michelle Melo (PDT) e Edvaldo Magalhães (PCdoB) foram os deputados presentes na comissão que votaram contra o projeto. Ambos alegaram que a Secretaria está sendo criada por conta de acordos políticos feito pelo governador Gladson, em prol da chapa de Alysson Bestene e Tião Bocalom.
Em plenário, a PL foi aprovada por 11 votos, com objeções de Michelle Melo, Edvaldo Magalhães e Emerson Jarude e Tanizio de Sá.
