A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou na Ordem do Dia desta quarta-feira (28), o projeto de lei de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) que cria o Programa de Educação Financeira na rede estadual de ensino.
A matéria explica que o objetivo é alcançar milhares de crianças e adolescentes com conceitos básicos de finanças, por meio de atividades didáticas que estimulem o uso consciente e inteligente do dinheiro.
Ainda segundo a proposta, a ideia é que a Escola coopere para que esses estudantes entendam e assimilem a necessidade de se utilizar o dinheiro com prudência e responsabilidade, num tema transversal que não interfere na grade curricular normal de ensino.
“O Acre, segundo dados de 2022, tem mais de 270 mil inadimplentes. Então, é possível, é viável – assim como o Proerd, que se demonstrou tão importante para nossas crianças e adolescentes –, trazer estudos relacionados à educação financeira”, justificou o parlamentar.
Eduardo Ribeiro pontuou ainda que a ideia é que a rede pública estadual de ensino possa ter mecanismos didáticos, entre eles, conteúdos lúdico-pedagógicos e afins, para ser repassada a importância do jovem e da sua família de cuidar das suas finanças.
(Por Mircléia Magalhães/Agência Aleac)