Agropecuária impulsiona PIB nacional e Acre segue em trajetória de crescimento moderado

Foto: Jaelson Lucas/AEN-PR

Foto: Jaelson Lucas/AEN-PR

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 3,2% no acumulado dos quatro trimestres encerrados em junho de 2025, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi impulsionado, sobretudo, pela agropecuária, que avançou 10,1% no segundo trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2024. O setor puxou o crescimento da economia nacional com ganhos expressivos em culturas como milho (19,9%), arroz (17,7%) e soja (14,2%), enquanto a indústria registrou alta de 2,4% e os serviços de 2,9%.

No Acre, o cenário é de crescimento mais moderado, mas consistente. Projeções apontam que o estado deve avançar 2,9% em 2025, posicionando-se entre os seis estados que mais crescerão no país, de acordo com levantamento do Banco do Brasil. Em 2024, o PIB acreano já havia alcançado expansão de 4,4%, resultado que superou a média nacional, com destaque para a indústria (5,1%), os serviços (4,1%) e a agropecuária, que cresceu 4,2%.

Apesar de não acompanhar o ritmo acelerado da média nacional no campo, a agropecuária acreana vem desempenhando papel estratégico no fortalecimento da economia local. A expansão da produção de grãos, sobretudo milho e arroz, e a consolidação de cadeias como a do café clonal em Acrelândia e da pecuária de corte em diferentes regiões do estado, têm garantido relevância crescente ao setor.

Compartilhar