Agricultura vê parceria com russos como oportunidade para fortalecer bioeconomia e exportações

Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A Secretaria de Estado de Agricultura avaliou de forma positiva as tratativas com a comitiva russa interessada em investir no Acre na produção de biofertilizantes. Para o secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, a proposta é estratégica para o desenvolvimento de tecnologias adaptadas à realidade amazônica, com foco na sustentabilidade e no fortalecimento da produção agrícola regional.

Segundo Azevedo, a possível implantação de uma indústria de biofertilizantes no estado representa a chance de inserir o Acre em uma cadeia produtiva alinhada às demandas globais por práticas agrícolas mais sustentáveis. “Temos que apresentar, dentro das mudanças climáticas, a agricultura como uma das soluções, aliando desenvolvimento socioeconômico à preservação ambiental”, avaliou.

O secretário adjunto destacou ainda que o uso de biotecnologias, bioinsumos e fertilizantes orgânicos pode gerar excedentes produtivos com potencial de exportação. “Esse modelo permite fortalecer a balança comercial do estado, agregar valor à produção local e posicionar o Acre em um novo patamar de competitividade”, completou.

Compartilhar