Foto: Mardilson Gomes/SEE
O Acre segue entre os seis entes federativos que não atingiram 50 % de conectividade nas escolas, ao lado de Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Pará e Roraima
Apesar do avanço significativo no acesso à internet nas escolas públicas do Acre, apenas 31,82 % das instituições de ensino básico estão atualmente conectadas, segundo relatório do programa Escolas Conectadas, divulgado na sexta-feira, 29 de agosto.
Dos 1.480 colégios públicos do estado, 471 já contam com banda larga ou wi-fi aberto, contra apenas 328 no final de 2024, o que correspondia a 22,16 %. Esse progresso coloca o Acre entre os estados da região Norte que apresentaram evolução, mas ainda distante da média nacional de 59,65 % e da média da própria região Norte, de 40,84 %.
O Acre segue entre os seis entes federativos que não atingiram 50 % de conectividade nas escolas, ao lado de Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Pará e Roraima.
No âmbito nacional, o programa registra hoje mais de 82 mil escolas conectadas, superando o número de 73 mil no final de 2024. A meta é levar internet de qualidade via banda larga e wi-fi aberto a todas as 137,8 mil escolas públicas de educação básica do país até o fim de 2026.
“Conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não chegava. Nenhuma escola ficará para trás, essa é a nossa missão até 2026”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
O programa faz parte do eixo Inclusão Digital e Conectividade do Novo PAC e envolve investimentos de R$ 6,5 bilhões, com execução em parceria entre Governo Federal, estados, municípios e Distrito Federal. O objetivo é promover não apenas infraestrutura, mas também educação digital e midiática em todas as escolas públicas do país.
