A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre registrou um aumento significativo no número de motoristas autuados por dirigir sob efeito de álcool durante a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025, realizada entre os dias 17 e 21 de abril.
De acordo com os dados preliminares divulgados pela PRF, as autuações por alcoolemia passaram de 4 em 2024 para 16 neste ano, representando um crescimento de 300%. O aumento está diretamente relacionado à intensificação das fiscalizações voltadas ao combate à embriaguez ao volante.
Durante a operação, 324 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, número quatro vezes maior do que os 77 motoristas testados no mesmo período do ano passado. A abordagem total de pessoas também aumentou expressivamente: de 502 em 2024 para 916 em 2025 — um salto de 82%.
Com o reforço nas fiscalizações, os autos de infração também cresceram. Foram 118 registros neste ano contra 78 em 2024, o que representa um aumento de 51%.
Além das abordagens e testes, a PRF reforçou ações de conscientização com foco na segurança viária. O número de comandos de Educação para o Trânsito passou de 1 para 6 em comparação com o ano anterior.
As estatísticas da operação são preliminares e ainda estão sendo consolidadas nos sistemas oficiais da PRF. Os dados atualizados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (22).
Com informações Ecos da Notícia