Acre inicia convocação de 2.612 aprovados no maior concurso da Educação do estado

Foto: Secom/governo

Foto: Secom/governo

O governo do Acre anunciou, na terça-feira, 25, o início da convocação dos aprovados no concurso público efetivo da Educação estadual. Serão chamados 2.612 novos servidores em cinco fases, número que deve chegar a 3 mil após o remanejamento final. O processo é considerado o maior concurso já realizado na área educacional do estado.

Durante o anúncio, o governador Gladson Cameli afirmou que o chamamento cumpre um compromisso assumido com a categoria e reforçou que o processo será organizado por etapas para atender toda a rede. “Nós vamos começar a nomear os três mil novos professores. O chamamento ocorrerá em cinco fases. Sempre disse que faríamos o concurso, convocaríamos e chamaríamos. Quero dizer para todos os professores que fiquem tranquilos”, declarou.

O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, explicou que a convocação foi dividida em fases devido à logística do estado e à necessidade de organizar cada etapa com atenção às especificidades das regionais. Ele lembrou que mais de 52 mil pessoas participaram do concurso.

Carvalho também detalhou que o escalonamento leva em conta a capacidade da Junta Médica e a organização da matrícula e lotação dos profissionais, especialmente na educação especial. A primeira fase será no dia cinco de dezembro, com 700 chamadas, e a última ocorrerá em 27 de fevereiro, destinada aos profissionais das áreas de braile, ensino especial e Libras.

O secretário ressaltou que as nomeações representam um avanço para a rede estadual, ainda sustentada por milhares de contratos temporários. “Temos hoje mais de 9 mil professores temporários. Para chamar efetivos, precisamos substituir contratos. É um processo delicado, mas estamos falando de estabilidade e melhoria da qualidade da educação”, disse.

Em relação ao impacto financeiro, Carvalho informou que as nomeações representarão investimento anual estimado em R$ 269 milhões a partir de 2027.

Compartilhar