Acre fica entre os cinco estados mais afetados pela Dengue em 2024

Foto Internet

O Estado do Acre enfrentou, durante os três primeiros meses de 2024, um aumento significativo nos casos de dengue, com 6,3 mil casos prováveis registrados até o momento. Dados divulgados pelo Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostraram que essa estatística colocou o Acre entre os cinco estados que foram mais afetados pela doença, demonstrando uma grande incidência de casos.

Além do Acre, os estados contemplados nessa estatística são o Amapá, Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro, Roraima e o Distrito Federal. Todos enfrentam um aumento significativo nos casos de dengue, com uma explosão de casos prováveis da doença.

O coeficiente de incidência da dengue, calculado a cada 100 mil habitantes, destaca a gravidade da situação em cada estado afetado. Desde o Amapá até o Distrito Federal, os índices de casos por habitante são alarmantes, e refletem uma rápida disseminação da doença.

Diante desse cenário, o Acre, o Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro decretaram situação de emergência em saúde pública, e reconheceram a gravidade da situação e tentam mobilizar recursos para combater a epidemia.

Para conscientizar a população, o governo federal convocou uma mobilização nacional para combater a propagação da dengue. O Dia D – Brasil unido contra a dengue, que foi realizado no último sábado, 2, e teve o intuito de unir esforços para intensificar as medidas de prevenção e controle dos focos do mosquito transmissor.

O Ministério da Saúde também está tomando medidas para enfrentar a crise, incluindo a ampliação dos recursos para emergências. Além disso, estão sendo realizadas ações coordenadas para fortalecer a vigilância e o controle da doença no Estado. (FERNANDA MAIA, ESTAGIÁRIA DE JORNALISMO)

Compartilhar