Problemas nas estações de Tratamento de Água ocasionaram a interrupção do abastecimento de água em diversos bairros da capital acreana no último final de semana. De acordo com Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), a principal intervenção foi em decorrência de um deslizamento de terra na captação da ETA I (Estação de Tratamento de Água), que causou a queda de algumas escoras sobre os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
Além disso, em função das altas temperaturas, houve um aumento no calor das bombas, o que ocasionou o desligamento temporário para proteção do equipamento.
“A equipe está comprometida em realizar todos os esforços necessários para minimizar os transtornos e garantir a retomada do abastecimento o mais rápido possível”, destacou o órgão ao reforçar ainda que a previsão para o serviço ser concluído na captação da ETA I é até o fim da próxima semana.
“O maciço continua muito encharcado devido às fortes chuvas, oferecendo risco de novos desbarrancamentos e impede que as máquinas trabalhem na área.”
Por fim, o Saerb informa que teve também que interromper o funcionamento de uma das bombas de 400 litros por segundo da KSB na captação da ETA II (Estação de Tratamento de Água), devido à quebra do eixo. “A falha foi identificada como crítica, e foi necessário interromper o serviço para realizar os reparos. Durante o processo, a bomba foi aberta e o grupo girante retirado para análise e conserto”, frisou o órgão.
Aumento na erosão
Em conversa com a imprensa na semana passada, o coordenador Municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão,relatou um aumento da erosão na região da ETA 1. De acordo com ele, o avanço da erosão fluvial na margem do Rio Acre, compromete a estrutura da estação de tratamento, podendo prejudicar o abastecimento de água na capital, tendo em vista que, a ETA 1 é responsável por 40% do abastecimento de Rio Branco.
Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil, o órgão elabora novos relatórios que serão encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Regional a fim de reforçar a situação de emergência decretada pela Prefeitura de Rio Branco no dia dois de janeiro deste ano.
“Vamos emitir novos relatórios de agravamento e encaminhá-los ao Ministério do Desenvolvimento Regional para anexar à decretação de emergência já enviada àquele órgão, bem como ao pedido de reconhecimento, que estamos aguardando. Ao mesmo tempo, informaremos o SAERB e tomaremos todas as providências necessárias”, explicou.
A gestão da captação, tratamento e distribuição de água é de responsabilidade do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), que já havia alertado para o agravamento das condições estruturais da ETA I.
Deslocamento da ETA 1
Ao decretar situação de emergência, o prefeito Tião Bocalom destacou o deslocamento da ETA 1, uma vez que, o governo do Estado sinalizou a disponibilidade de cerca de R$ 10 milhões para a obra. “A ETA 1 será movida para uma área próxima, mas fora do local atual, que apresenta desbalanceamento,” garantiu.
A prefeitura aguarda a liberação do recurso para dar início a obra.
