Rio Branco vai ter uma plataforma eletrônica para a comercialização direta de produtos agropecuários entre produtores rurais e consumidores. A proposta, de autoria do vereador Felipe Tchê (PP), e que cria o Ceasa Digital, foi aprovada na Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 27.
O objetivo da proposta é usar a tecnologia digital facilitar a conexão entre produtores rurais e consumidores finais, promovendo a venda direta e reduzindo a intermediação comercial, fomentando a economia local, incentivando a valorização dos pequenos e médios produtores rurais do município.
Além disso, o Ceasa Digital vai garantir maior transparência na comercialização de produtos, assegurando
preços justos para produtores e consumidores; promover a digitalização e inovação no setor agropecuário municipal; reduzir desperdícios, garantindo maior eficiência na distribuição de alimentos.
“Com a crescente demanda por inovação no setor agropecuário e a necessidade de ampliar os canais de escoamento da produção local, o Ceasa Digital se apresenta como uma solução eficaz e moderna. Além de fomentar a economia rural e valorizar a agricultura familiar, a medida também proporcionará mais segurança e transparência para consumidores, que poderão adquirir produtos diretamente da fonte, a preços mais acessíveis. Ademais, o uso de tecnologia no setor agropecuário representa um salto qualitativo na gestão da produção, evitando desperdícios e promovendo a sustentabilidade”, diz trecho da justificativa da matéria.
O Ceasa Digital funcionará por meio de um site e/ou aplicativo móvel, permitindo que os produtores cadastrados anunciem seus produtos e consumidores realizem compras diretamente com o produtor.
Poderão ser disponibilizados na plataforma serviços adicionais, como: informações sobre safras e estoques; integração com serviços de logística e entrega; formação de preços baseada na demanda e oferta; e suporte técnico para produtores e consumidores.
O Executivo Municipal poderá firmar parcerias com entidades do setor produtivo, universidades, cooperativas e instituições financeiras para fomentar o desenvolvimento da plataforma e a capacitação dos produtores rurais no uso
das ferramentas digitais.
A adesão ao Ceasa Digital será voluntária e aberta a todos os produtores rurais, agricultores familiares, cooperativas e demais agentes do setor agropecuário de Rio Branco.
Foto: Teoria Digital
