No Juruá, presidente da Aleac reforça parceria para ressocialização de detentos

Em visita ao presídio no Juruá, presidente da Aleac reforça parceria para ressocialização de detentos - Foto: Divulgação

Em visita ao Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga (PSDB), destacou o trabalho do Parlamento em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) para a ressocialização dos detentos que estão na unidade. Além de conhecer a estrutura do local, o deputado estadual aproveitou a ocasião para reforçar a parceria com a Segurança Pública do Estado.

De acordo com Gonzaga, a ida ao presídio Manoel Neir faz parte do Plano de Ação da Aleac de se fazer presente em todos os 22 municípios acreanos para saber de perto as necessidades e trabalhos realizados nas áreas da Segurança, Saúde, Educação, Produção Agrícola e demais setores. Durante a visita em todas as instações do presídio, o parlamentou conheceu de perto o trabalho de confecção de uniformes escolares realizado pelas detentas. Além disso, ele também experimentou da farinha que é produzida pelos dententos, uma das atividades feitas junto a eles.

“Fico feliz em saber que o presídio de Cruzeiro do Sul está trabalhando pela ressocialização. Esses trabalhos de corte e costura e produção de farinha são importantes, pois essas detentas e detentos quando saírem daqui terão profissão e onde trabalhar. Falta mão de obra no mercado e esses reeducandos podem sair daqui e trabalhar. É importante que os detentos tenham uma profissão. A direção do presídio pode contar com nosso apoio”, garantiu o presidente da Assembleia Legislativa.

Para ele, somente conhecendo a fundo todos os aspectos das áreas é possível buscar novas soluções a partir da criação e implantação de Políticas Públicas que tragam avanços concretos. O diretor da unidade penitenciária de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, afirmou que a ida de Luiz Gonzaga ao local é importante para motivar e auxiliar na execução de projetos de melhorias na estrutura, valorização dos servidores, aquisição de equipamentos e na ressocialização dos presos.

“A visita do presidente Luiz Gonzaga é importante, pois nos motiva a trabalhar ainda mais pela ressocialização dos nossos detentos e melhorias no presídio. Essas visitas nos dão um norte, nos orienta até mesmo na execução de projetos para dar oportunidade para que esses reeducandos tenham a remissão de pena e uma qualificação de trabalho e que possam ser reinseridos novamente na sociedade. Esperamos conquistar novos avanços com a parceria”, finalizou Barros.

Compartilhar