Foto: Odair Leal
Conforme portaria publicação no Diário Oficial da União (DOU), a Saúde do Acre habilitou-se para realizar transplantes de rim no estado. O procedimento deverá ser realizado na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).
Apesar não ter lista de espera para a modalidade de transplante, porém, de acordo com a Agência de Notícias do Acre, a Fundhacre tem em média 540 pacientes em diálise e estima-se que aproximadamente 30% sejam elegíveis para o transplante. A indicação para o procedimento dessas 162 pessoas dependerá da avaliação médica de cada uma delas.
“É com muita alegria que anunciamos um dos grandes marcos na saúde do nosso amado Acre: a habilitação da Fundhacre para realizar transplantes de rim, com a autorização do Ministério da Saúde que acabou de sair. É uma conquista de todos nós, mas, principalmente, para aqueles pacientes que dependem de máquinas para sobreviver”, disse Gladson à Agência de Notícias do Acre.
Atualmente, a Fundhacre é habilitada para transplantes de órgãos sólidos, como fígado e córnea. O complexo possuía habilitação para transplante renal entre os anos de 2006 e 2019, tendo realizado 96 transplantes renais, 326 transplantes de córnea e 86 transplantes hepáticos, totalizando de 508 procedimentos.
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, afirmou que foi um longo caminho até a autorização. “A retomada dos transplantes de rim era uma luta que travávamos há muito tempo e felizmente chegou o momento de celebrar essa vitória, que vai ajudar inúmeros pacientes a terem qualidade de vida. Essa é a nossa missão e estamos muito felizes por mais esse grande passo”, disse.
Nas redes sociais, o governador também celebrou a conquista. “Tenho mais uma ótima notícia! Conquistamos a tão sonhada habilitação para realizar transplante de rim no Acre. A portaria do Ministério da Saúde foi assinada e publicada no Diário Oficial da União. As cirurgias acontecerão na Fundhacre e beneficiarão muitos acreanos”, disse.
