Com o aumento dos crimes cibernéticos e seus impactos crescentes na vida da população, o deputado estadual Fagner Calegário propôs a criação de uma Frente Parlamentar dedicada exclusivamente ao combate desse tipo de delito no âmbito estadual. A proposta foi apresentada durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na quarta-feira, 9, como desdobramento da audiência pública realizada no último dia 28 de março.
Segundo Calegário, a audiência representou um ponto de partida para ações práticas e efetivas. “A iniciativa de hoje nasce da escuta ativa da população e da análise técnica dos especialistas que participaram do debate. Com a assinatura de diversos colegas parlamentares, protocolamos o pedido de criação de uma Frente Parlamentar com foco no enfrentamento aos crimes cibernéticos”, declarou.
A proposta é que a frente funcione como um fórum permanente de discussão e formulação de políticas públicas voltadas à prevenção, investigação e combate aos delitos digitais.
“Fraudes, invasões de dados e golpes financeiros se tornaram recorrentes e afetam não apenas indivíduos, mas também instituições públicas e privadas. O parlamento precisa agir de forma preventiva e estratégica”, alertou o deputado.
Ele finalizou ressalta a necessidade de parcerias com o setor jurídico, forças de segurança e entidades especializadas em tecnologia da informação, buscando criar mecanismos de proteção e educação digital.
Foto: Sérgio Vale
