O deputado estadual Gilberto Lira (União Brasil) cobrou durante a sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta terça-feira, 13, recursos do governo federal para que haja uma devida estruturação na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sena Madureira. Durante a fala na Tribuna da Casa, o legislador destacou a necessidade de ajustes no espaço do órgão na cidade do interior do estado para que a população tenha bom atendimento.
De acordo com o parlamentar, a demanda nasceu a partir de um encontro com o superintendente do Incra no Acre, Márcio Rodrigo Alecio, no último fim de semana no município. Ele considerou a situação do espaço como de abandono e ressaltou o déficit de servidores no local, que atualmente conta com apenas duas pessoas para realizar os trabalhos administrativos e de atendimento dos moradores. Segundo Lira, é preciso uma articulação intensa para viabilizar muitas melhorias.
“Sena Madureira, assim como diversos municípios, passa pelo problema de regularização fundiária, principalmente dos assentamentos. As pessoas almejam e querem muito a titulação de suas propriedades para sair da irregularidade. O Incra está sucateado, antes tinha 20 funcionários e, agora, dois. Não há como fazer regularização diante dessa situação precária. Tenho feito essa cobrança à bancada federal, para que seja pedido ao governo federal uma reestruturação ”, falou.
O membro do União Brasil enfatizou que colocou o mandato a disposição do órgão federal para auxiliar nas ações de benefício aos moradores de Sena Madureira. “É impossível oferecer atendimento capaz de abranger todos que precisam ali, não tem como atender os anseios da comunidade de Sena. Além dessa articulação junto à bancada federal e a disposição do meu mandato, também ficou acordado que a Prefeitura de Sena também trabalhará em parceria”, disse.